Gravity & Levity
17/09 a 26/09 | Galpão da Vila - Fortaleza
...
As residências artísticas realizadas pela Bienal de Dança têm se configurado de distintas formas, que abrangem desde processos de investigação técnica e corporal até processos de criação de repertórios. No caso específico da coreógrafa Lindsey Butcher, traze-la para o estado do Ceará amplia o diálogo entre artistas da dança e do circo, tratando de questões pertinentes no campo da criação entre essas duas linguagens. A artista se reuniu com os participantes por duas semanas, em setembro de 2019, com carga horária aproximada de 60 horas (5 horas por dia), e compartilhou seus espetáculos e objetos de interesse artístico.
Nesse processo, sob a orientação de Lindsey Butcher, os participantes foram convidados a se debruçar sobre a própria obra e apontar situações e questões para ampliar as potencialidades dos seus fazeres, lidando com criação e montagem de pequenos materiais a serem apresentados dentro da programação oficial da Bienal de Dança de 2019.
Lindsey Butcher é graduada na London Contemporary em 1984, trabalhando com inúmeras companhias de dança, teatro, circo e ópera como bailarina, artista de aéreo, professora, mentora e coreógrafa. Como bailarina e praticante de aéreo, ela tem mais de 35 anos de prática profissional e permanece muito ativa como intérprete, coreógrafa, professora e mentora. Em 2003 – após ganhar o prêmio de circo Jerwood – Lindsey fundou a companhia de dança aérea Gravity & Levity (G&L), um veículo para sua visão artística. Muitos dos trabalhos coreográficos aéreos de Lindsey nos últimos 15 anos tem por base a dança vertical.Além do Reino Unido, ministra master classes no País de Gales, França, Irlanda, Itália, Portugal, Canadá e Panamá. Ela também é membro fundadora do Vertical Dance Forum, um grupo transnacional que atualmente recebe financiamento da Creative Europe, cujo objetivo é disseminar essa prática e apoiar o desenvolvimento artístico.
VOLTAR

