Percursos de Criação
“10 anos sem Pina”
22/07 a 03/08 | Theatro José de Alencar / Porto Iracema das Artes /
Cena 15 - Fortaleza
...
Após duas semanas intensas de aula com o bailarino e diretor assistente da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, o grego Daphnis Kokkinos, os 22 bailarinos que fizeram a residência artística apresentarão ao público o trabalho final “Ausência”. A atividade aconteceu de 23 de julho a 3 de agosto de 2019, no Theatro José de Alencar e no CENA 15.
A residência artística faz parte das ações “10 anos sem Pina”, realização do Porto Iracema das Artes e da Bienal Internacional de Dança do Ceará, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA) e a Vila das Artes. A programação, que incluiu também uma palestra, é uma homenagem à coreógrafa Pina Bausch no ano em que se completa uma década de sua morte.
Daphnis Kokkinos, que participou de todas as obras da Companhia de Pina e esteve junto da alemã em suas últimas criações, veio a Fortaleza especialmente para atividade com artistas da cena local que tiveram a oportunidade de aprender a base técnica e os estudos de movimento de Pina, orientados por ele.
Daphnis Kokkinos nasceu em 1965 na Grécia. Estudou na State School of Dance, em Atenas, Greek American Union e Young Theatre of Crete. Desde 1993 compõe o corpo de bailarinos da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch e, a partir de 2002, foi assistente da Pina Bausch. Continua a dirigir as obras nas quais trabalhou com a alemã.

